quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

ACAUÃ CIA. DE DANÇA DE OLINDA
PARTICIPANDO DO  9 ATOAMBULANTE


Em meados da década de 1998, uma agitadora cultural da cidade de Olinda, a partir da sua vivência no meio da agitação que se implementava em Olinda e sua participação no Grupo de Teatro Moagem, e também fazendo parte do grupo de Passistas do Clube Vassourinhas de Olinda, Verônica Gomes motivou-se a desenvolver um trabalho de articulação onde em 2004 funda a  ACAUÃ CIA. DE DANÇA DE OLINDA, onde passou a desenvolver uma atividade intensa entre ensaios e apresentações quando convidada por exemplo Clube Elefante de Olinda, Clube Cariri de Olinda, mais no desfile daqueles clubes durante o período de carnaval. Em um processo adiante procura montar um espetáculo onde envolve várias outras danças como a ciranda, o maracatu e outras de nossas tradições culturais.
Tem participado de alguns programas junto a ASSOCIAÇÃO DE TEATRO DE OLINDA – ATO dentro do programa ATORELÂMPAGO, levando a dança como instrumento de alegria e diversão nas comunidades da Chã da Mangabeira/Cidade Tabajara, Comunidade do V8 Varadouro, Comunidade de Jardim Brasil, sempre com bastante garra e energia peculiar da juventude e ao frevo.  
Desde então vem nos últimos carnavais trabalhando intensamente com o grupo junto a TROÇA CARNAVALESCA PITOMBEIRA DOS QUATRO CANTOS, em função da subsistência da ACAUÃ CIA. DE DANÇA DE OLINDA, desenvolvido arrastões do frevo nas ladeiras de Olinda, bingos dançantes entre outras coisas. Hoje contando com mais de 100 passistas destinados a um firme propósito de cada vez mais manter vivo o FREVO em Pernambuco, formando, divulgando e vivenciando constantemente essa manifestação símbolo cultural de Pernambuco.
Continuando o trabalho sempre contribuindo para a formação de novos passistas, aproveitando os ensaio da Centro Musical Henrique Dias com seus ensaios da orquestra a ACAUÃ CIA. DE DANÇAS DE OLINDA, sempre presente em frente da sede daquela instituição de Olinda aproveitando os acordes do carnaval orquestrado pela Banda Musical Henrique Dias.  A movimentação segue com bastante energia e disposição dos passistas porque se aproxima o carnaval a grande festa do povo.
Quinta dia 9 de dezembro de 2015 inicia o 9 ATOAMBULANTE DA ASSOCIAÇÃO DE TEATRO DE OLINDA, onde teremos na abertura a ACAUÃ CIA. DE DANÇAS DE OLINDA, com mais uma participação junto com a ATO importante grupo de resistência cultural de Olinda, onde vem trabalhando incansavelmente dando ocupação aos adolescentes, precisa de mais incentivos com certeza, a apresentação que acontece no ATOAMBULANTE é o mínimo que podemos fazer para legitimar e enfatizar aquele trabalho de tão grande importância para nós pernambucanos, olindenses sempre almejando um tratamento digno e de merecimento.




sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

IFÁ-RHADHA DE ART NEGRA UMA HISTÓRIA DE RESISTÊNCIA

Ifá o Orixá do Destino: Jogo de Ôpon e do Ôpêlê Ifá, IFARADÁ (em Iorubá, língua africana, significa resistência pelo conhecimento) comungado com o ato de resistir à opressão que nos é posta a nossa frente, herança de uma abolição que nunca existiu, deu-se então o surgimento de IFÁ-RHADHÁ DE ART' NEGRA numa comunhão de pensamentos oriundos de militantes do movimento negro em Pernambuco, que ao observar as poucas iniciativas voltadas para preservação, revitalização da cultura dos afro-descendentes, através do teatro, Ivo Rodrigues e Walter Araújo resistentes e sobreviventes da militância do Movimento Negro em Pernambuco, idealizaram uma oficina básica de teatro, com forte predominância do aspecto da negritude no Estado.  Foi no ano de 2002 e teve lugar no Espaço Pasárgada – Casa Manuel Bandeira, imóvel localizado no centro do Recife, onde viveu boa parte de sua vida o poeta Manuel Bandeira.
A oficina com a participação de aproximadamente 30 pessoas foi concluída e daí então os participantes resolveram dar continuidade aos trabalhos de auto-afirmação do IFÁ-RHADHÁ, prosseguindo com os encontros semanais, onde a discussão maior girava em torno de O que fazer para a potencialização do IFÁ-RHADHÁ?, ora naquele espaço cultural ou na Casa da Cultura de Pernambuco. Surgem os espetáculos com teor totalmente voltados para o ressiguinificado da cultura negra para os tempos atuais, focando uma trajetória histórica que vem da época onde negras e negros trazidos “a ferro e fogo” em navios negreiros, os martírios dos canaviais e senzalas, os quilombos e quilombolas e referencia negra  como ZUMBI DOS PALMARES, o mártir da epopéia do povo negro no Brasil, a importante a obra do poeta, negro pernambucano SOLANO TRINDADE analisando profundamente observa-se que a mesma não deixa de ter sentido para os dias atuais.  Daquela data até então fomos resistentes, abnegados, determinados e conseguimos montar vários espetáculos: FRAGMENTOS DE LIBERDADE (2002), NEGRA RESISTÊNCIA (2002), EXALTAÇÃO À NEGRITUDE (2004), MARCAS DA RESISTÊNCIA (2005); MERCADORES DE LIBERDADE (2008); que em função da necessidade dos componentes,  que ficaram no caminho e dos que permanecem a jornada (Ivo Rodrigues, Wagner Matias, Roberta Lúcia, Lucas José,  Leonardo Soares, Paula Alves,  Marília Marley, Adriana Correia, Wanessa Kelly) trazendo a tona questionamentos do futuro e de traços que ainda são realidades da população negra do Brasil. Com uma dramaturgia focando necessariamente elementos da cultura negra, tendo como preocupação maior a mensagem a ser levada como forma de questionamento, reflexão e até mesmo dados que possam contribuir para a autoafirmação do povo negro.
Podemos afirmar que a idéia central do IFÁ-RHADHÁ DE ART’NEGRA é calcada na filosofia de grupo, oriundos do pensamento nascido de um momento muito forte e marcante da história do Brasil, que é a DITADURA MILITAR, contrapondo a idéia de elenco, comum aos dias atuais, uma das máscaras da comercialização da cultura popular.       
A concepção do espetáculo “MERCADORES DE LIBERDADE” aglutina diversas questões que envolvem um contingente de negros, negras, estudantes, trabalhadores assalariado, nascido principalmente no seio das deformações da sociedade, fruto das agruras impregnadas durante anos como o racismo, o subemprego, falta do ensino de boa qualidade, falta de saúde e moradia, os artistas parte do espetáculo não era a totalidade necessária para um trabalho com a certa amplitude, faltando por vários aspectos supra mencionados, os presente fez esforços fora do normal para se fazer presente, indo de encontra ao fato de que após quinze dias ter que passar pelo risco de ser demitido, então é notório que sabemos do peso das cobranças da sociedade, e isso não tem consonância com a ideologia do nosso fazer teatral, de um teatro libertador que não está preso a padrões de comportamento e conceitos preconcebidos pelo o sistema.

Todos esses aspectos contribuem para trazer para o espetáculo “MERCADORES DE LIBERDADE” as imagens do cotidiano das pessoas, que é a expressão e o sentimento vivido realmente.

O espetáculo insinua aspectos da cultura dos afro-descendentes, no tocante da religiosidade, não procura mergulhar profundamente, apenas tópicos sinuosos são focos.

Com a participação direta de alguns componentes que já tem um envolvimento com CASAS DE MATRIZ AFRICANA, grupos culturais como COCO DE RODA, MARACATUS.

“Quero passar no um teatro que não esteja de forma alguma preso a nenhuma estética convencional”

IMPORTANTES PARTICIPAÇÕES E REALIZAÇÕES

  1. Participando sempre de ações pertinentes ao MOVIMENTO DE TEATRO POPULAR DE PERNAMBUCO MTP/PE e da ASSOCIAÇÃO DE TEATRO DE OLINDA – ATO
ATOAMBULANTE TODAS AS EDIÇÕES REALIZADAS
FESTIVAL DE TEATRO DE RUA DO RECIFE, TODAS AS EDIÇÕES REALIZADAS

  1. Participação na CARAVANA FUNARTE DE CIRCULAÇÃO NACIONAL DE TEATRO 2006/2007
Uma inciativa e produção da NÚCLEO PAVANELLI  DE TEATRO DE RUA E CIRCO/COOPERATIVA PAULISTA DE TEATRO.
Apresentação do espetáculo: Exaltação à Negritude, Morro da Conceição/Recife/PE 25 de março de 2007.

  1. Realizou o Projeto de Montagem “MERCADORES DE LIBERDADE”, incentivado através do FUNCULTURA, se apresentando em diversas comunidades quilombolas do Estado de Pernambuco tais como: TERRAS REMANESCENTES DO QUILOMBO DE CATUCÁ – GOIANA/PE, QUILOMBO ONZE NEGRAS/CABO DE SANTO AGOSTINHO, QUILOMBO CONCEIÇÃO DAS CREOULAS/SALGUEIRO/PE entre outras comunidades da região metropolitana Alto da Bondade, Paulista, Igarassu, Nazaré da Mata, Araçoiaba. No período de 25 de abril de 2009 a junho de 2009

  1. Participou em São Paulo da 5ª. MOSTRA DE TEATRO DE RUA LINO ROJAS, que ocorreu no período de 5 a 14 de novembro de 2010
  1. Realizou projeto de circulação do espetáculo “MERCADORES DE LIBERDADE” com a premiação GOVERNO FEDERAL  - MINISTÉRIO DA CULTURA – FUNDAÇÃO NACIONAL DE ARTES – PRÊMIO DE EXPRESSÕES DA CULTURA NEGRA.
Levando o espetáculo para diversas comunidades Quilombolas do Estado de Pernambuco tais como:
·        Quilombo de Malunguinho Catucá, Goiana/PE
·        Quilombo Onze Negras, Cabo de Santo Agostinho/PE
·        Quilombo Negro do Osso, Pesqueira/PE
·        Quilombo, Aguas Belas/PE
·        Quilombo Chã de Negros, Passira/PE
·        Quilombo Serrote do Gado Brabo, São Bento do Uma/pe
·        Quilombo Sambaqui, Cupira/PE
·        Quilombo Castainho, Garanhuns/PE
·        Quilombo Borda do Largo, Petrolândia/PE
·        Quilombo Conceição das Creoulas, Salgueiro/PE
·        Quilombo Sítios Siqueiras. PE

domingo, 29 de novembro de 2015

9 ATOAMBULANTE EM DEZEMBRO 2015

A Associação de Teatro de Olinda - ATO que aproximadamente 30 anos vem trabalhando em benefício do movimento teatral na cidade de Olinda, como sempre com grandes dificuldades, mas não procuramos a acomodação como muitos, ficam esperando um bom tempo para fazer a coisa acontecer, não, estamos sempre acreditando que as ações teatrais podem acontecer unindo o espirito de solidariedade, de respeito, fidelidade a um segmento cultural que apenas vê e faz acontecer a diferença aliado ao bom senso e o desejo dos artistas a contribuir e referendar o MOVIMENTO TEATRAL DA CIDADE. Por que em aqui alí, em outros lugares acontece sempre algo à base da cooperação dos grupos culturais? Aqui em Olinda, Pernambuco, Brasil não poderia ser diferente porque a ASSOCIAÇÃO DE TEATRO DE OLINDA é um instrumento cultural, vamos dizer assim, que provoca e estimula os artistas e grupos não se acomodar, estáticos, indiferentes a situação, diante dos novos tempos. E não se deixar engolir pelas as armadilhas do sistema dominante, por isso a ASSOCIAÇÃO DE TEATRO DE OLINDA, no próximo mês está realizando o 9 ATOAMBULANTE, que homenageia duas pessoas carismática e importante para o movimento cultural da cidade CARLOS MARQUES que além de ser ator, produtor, diretor, jornalista foi o primeiro Presidente da ATO (1986) a coordenar e direcionar os trabalhos da Associação de Teatro de Olinda ao longo da trajetória do movimento teatral na cidade e continua ainda atuante no movimento cultural em Olinda e Bezerros, cidade que adotou para ampliar o raio de ALDENITA PEREIRA professora que iniciou um trabalho de formação cultural na escola que trabalhou durante muitos anos em Olinda, ultrapassando os muros da escola é fundadora do GRUPO TEATRAL AMANHÃ EU DIGO O NOME que vem  até hoje atuando na mobilização, articulação do ALTO DA MINA local de origem do grupo, desenvolvendo programas culturais como apresentações teatrais, bingos culturais, porque sabe-se que as dificuldades são grandes para se manter um trabalho desse cunho artístico, fazendo a diferença naquele bairro de Olinda, contrapondo uma série de problemas de ordem social. É uma mulher muito especial e bastante querida pela forma de como continua conduzindo os programas culturais daquele bairro, incentivando, estimulando e apoiando todas as iniciativas que vem mudar ou enriquecer a cena cultural do ALTO DA MINA, JATOBA, OLINDA/PE.
atuação, aqui em Olinda tem realizado junto com grupo de passistas do frevo VALFREVO nos últimos anos CONCURSO DE PASSISTAS DE OLINDA, em Bezerros pioneiro em fundar um grupo cultural para divulgar a cultura local daquele municipio pernambucano, chamado CIA. DE DANÇA PAPANGUARTE inspirados nos personagens culturais  dos PAPANGUS DE BEZERROS.
Portante bastante justa a homenagem que a Associação de Teatro de Olinda - ATO presta nesse 9 ATOAMBULANTE, que realiza no período de 10 a 13 de dezembro várias apresentações teatrais, em diversas comunidades de Olinda ( Bonsucesso, Amaro Branco, Santa Tereza, Ilha do Maruim, Alto da Mina, Comunidade da PE-15, Sitio Novo), conforme programação completa ao lado confira. Nos enquanto Associação de Teatro de Olinda - ATO nos sentimos gratificados e bastante satisfeito pelo fato cultural que acontece porque estamos escrevendo mais um capitulo desta história em Olinda.

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

QUANDO DEZEMBRO CHEGAR TEMOS ATOAMBULANTE 2015


Desde setembro de 2015 as articulações estão priorizando e focando o ATOAMBULANTE nosso festival de teatro onde a ASSOCIAÇÃO DE TEATRO DE OLINDA - ATO com grande satisfação e orgulho se mobiliza para realizar-lo, de forma descentralizada teremos espetáculo de teatro em diversas comunidades de Olinda e isso é de suma importância para os grupos e artistas locais, a princípio são presenças confirmadas os grupos ARTEIROS, IFÁ-RHADHA DE ART NEGRA, GRUPO DE TEATRO AMANHÃ EU DIGO O NOME, GAIO - GRUPO DOS ATORES INDEPENDENTES DE OLINDA, POESIS - GRUPO CULTURAL DO ALTO JOSÉ DO PINHO, GTA - GRUPO DE TEATRO ATUAL, além dos grupos convidados, pretendemos realizar no período de 10 a 13 de dezembro de 2015
Alguns membros da equipe de articulação , da esquerda
para direita:Paula Alves, Leonardo Soares,
 Flavio Henrique e Emerson Diniz
Segundo equipe de articulação da Associação de Teatro de Olinda (alguns membros foto ao lado) almejamos abranger os bairros de Santa Tereza, Jardim Brasil I, Ilha do Maruim, Sítio Novo, Bonsucesso,  Jardim Atlântico e Amaro Branco, com espetáculos teatrais que durante o ano todo tem sido vivenciados pelos grupos em atuação  e circulação nas comunidades, escolas, ruas. O ATOAMBULANTE só vem valorizar  ainda mais os grupos e os artistas, e ao mesmo tempo constatar que a união de várias pessoas que pensam e agem diferente, tornando possível algo em comum onde fala mais alto o coletivo. 
Nem tudo está perdido como dizem; ou melhor, não deparamos simplesmente com uma decadência orquestrada pelo sistema, mas também com pessoas que ainda conspiram  assegurando dias melhores num futuro próximo, enquanto seres humanos se encontrem nesse mundo de muita diversidade, de muitos olhares, muitos movimentos e intenções indesejadas e nociva ao ser humano. A partir da aglutinação de diversas pessoas com um só objetivo prova que o TEATRO cumpre sua função social, além da diversão e interpretar a vida como ela é: emoções, sentimentos, relações humanas, os desejos, a inveja,o ódio e o amor, a tristeza e a felicidade.

sábado, 10 de outubro de 2015

TEATRO NO ALTO


Fazendo parte do PROJETO INSURGENTE DA CULTURA DO ALTO DA MINA o GAIO - Grupo dos Atores Independentes de Olinda realizou uma apresentação na tarde de hoje, em acordo com grupo de artesãs do ALTO DA MINA que montou uma feirinha típica ou melhor de artesanatos a ideia e promover uma vez no mês uma tarde cultural, com feirinha de artesanato, teatro, dança, brincadeiras, números circenses,  que passará ser o diferencial cultural do bairro. Iniciativa mais que importante para todos que curte ação cultural onde os moradores são protagonistas da ação. A Associação de Teatro de Olinda e o GAIO sentem-se gratificados pela mobilização e articulação das artesãs pela bela iniciativa e estamos juntos para fortalecer e contribuir no que for possível.

O GAIO  fez apresentação do espetáculo a FEIRA que sofreu modificação para destacar aquela iniciativa tão salutar para o bairro. Isso é um dos objetivos do grupo em consonância com a ATO que já vem a muito tempo envidando esforços para o fortalecimento do movimento cultural principalmente teatral da cidade de Olinda, acreditamos que essa é mais uma ação que caminha para gerar maravilhosos frutos de fortalecimento.






















GRUPO DOS ATORES INDEPENDENTES DE OLINDA - GAIO NA FEIRA


Hoje 10 de outubro de 2015 o Grupo dos Atores Independentes de Olinda - Gaio logo mais as 17hs. realiza apresentação teatral no ALTO DA MINA, por ocasião da feirinha de artesanato nas proximidades da Escola Criança Feliz, importante lembrar que o GAIO surge no movimento teatral em meados da década de oitenta, e hoje com nova conjuntura composta por EMERSON DINIZ, PAULA ALVES, MARCELO RICARDO, ALEX SILVA E IVO RODRIGUES e segue sua trajetória divulgando o teatro popular com bastante satisfação. Além de outros espetáculos já realizados como "PERSONAGENS DA FARSA DA BOA PREGUIÇA" de autoria de Ariano Suassuna, "DE ARTISTA E LOUCO TODO MUNDO TEM UM POUCO" de autoria de Rosário Mendonça, hoje apresenta o espetáculo "A FEIRA" de autoria do coletivo, leva a cena uma comédia com bom humor e personagens que fala do cotidiano do dia a dia, a cada apresentação lança mão de fatos pertinentes ao local de apresentação e realidade que vivemos, provocando e estimulando a população a sair do estado da inércia. A ganancia dos poderosos, a alienação a vaidade são todos ingredientes que abordamos na peça teatral.

Esperamos todos lá para celebramos o teatro e a vida.

terça-feira, 6 de outubro de 2015

VOLTA DAS OFICINAS DE TEATRO NO ALTO DA MINA

No dia 03 de outubro de 2015 tivemos a volta da OFICINA DE TEATRO, no ALTO DA MINA, JATOBÁ, OLINDA, marcada pela ansiedade de todos os participantes, ávidos em participar e contribuir com a proposta do PROJETO INSURGENTE DA CULTURA DO ALTO DA MINA, alguns com visão apena de brincadeira e diversão, não sabem que futuramente poderá ser mais um grupo de TEATRO POPULAR  a cumprir o seu papel de articulação, mobilização, questionar e informar sobre relações interpessoais, o universo onde vivem, a necessidade de uma ação cultural que todo o cidadão tem direito.
Sabemos que na atualidade o ser humano cada vez mais, por conta da difusão e divulgação da cultura de massa, não percebem que alimentam uma cultura pobre e sem identidade.
 
A Associação de Teatro de Olinda - ATO com o objetivo contribuir na modificação deste aspecto da cultura difundida nos centros periféricos sempre desenvolvendo ações positivas e que vem engrandecer e fortalecer a nossa identidade cultural. É muito propício a OFICINA DE TEATRO que hora desenvolvemos na ESCOLA CRIANÇA FELIZ, reiniciando sábado passado e continuará até o mês de novembro quando apresentaremos o segundo grande OFICINÃO DE TEATRO encerrando mais uma etapa do trabalho, que acreditamos já está sendo uma grande conquista ao meio de tantas dificuldades.




domingo, 27 de setembro de 2015

ATORELÂMPAGO 2015 - ALTO DA MINA - OLINDA/PE

Ontem dia 26 de setembro de 2015 a comunidade do ALTO DA MINA, Olinda, Pernambuco, teve uma tarde diferenciada,
porque recebeu mais um ATORELÂMPAGO - 2015, programa cultural da Associação de Teatro de Olinda, que proporciona um momento de muita descontração em contramão do dia a dia cada vez mais estressante por conta dos problemas de cidade urbana, podemos denominar como um enfrentamento a esses problema. A falta justamente de programas culturais que proporcione as pessoas cada vez ociosas nos chamados centros urbanos, que tem direito a lazer, entretenimento, diversão, educação ambiental enfim uma gama de conhecimentos que ajudem no bom discernimento em viver bem.
E nessa perspectiva que a ASSOCIAÇÃO DE TEATRO DE OLINDA, desde o seu surgimento (1985) não se distancia do seus princípios e objetivos, que em linhas gerais com o trabalho desenvolvido contribuir para a formação do ser cidadão.
Quem diria que o TEATRO, a arte mais antiga da face da terra, teria um papel tão importante na vida das pessoas?
Realmente o TEATRO se torna um instrumento imprescindível na mobilização, articulação das pessoas em torno de fatos, situações inquietantes para pessoas sensíveis a uma questão de sobrevivência com prazer, mergulhando no universo da felicidade. Felicidade que é inerente a todo o ser humano, independente de classe social, crença na vida, ai então o TEATRO chega na cena com sua MAGIA para contribuir no entendimento desta vida, que cada vez mais se torna difícil de ser vivida não se importando com os pudores impostos por uma sociedade falida, sem opressão dos movimentos,  limitações, sem preconceitos, sem infelicidade.
A Associação de Teatro de Olinda - ATO chegando ontem na comunidade do ALTO da Mina vivenciando um momento de oficinas culturais, proveniente do PROJETO INSURGENTE DA CULTURA DO ALTO DA MINA,  na ESCOLA MUNICIPAL CRIANÇA FELIZ, atividade que poderia fazer muito mais em seu período laboral, mais está presa, condicionada a regras, normas estabelecidas, que consideramos ultrapassadas, e no entanto persiste para cumprir programa imposto  "TUDO EM NOME DO DESENVOLVIMENTO" mais enfim chegamos e nos sentimos muito gratificados com a receptividade das pessoas (crianças, adolescentes, artistas populares) comungando em um só pensamento O TEATRO a serviço da população necessitada de liberta-se das amarras posta "por um desenvolvimento paralisante" alienador,  tornando as vidas das pessoas infelizes.

No seguimento tivemos uma ação ao ar livre, em uma das ruas da comunidade armamos o nosso altar onde celebramos o TEATRO que vai dialogar com a comunidade olho no olho. Tivemos apresentações de artistas locais como foi o caso da cantora e compositora MARY FRANCE, moradora da comunidade e isso é de uma rara beleza incalculável, logo após tivemos apresentação de esquete criada e elaborada na oficina realizada na escola, apresentação da PEDAGOGA MALUCA,
personagem criada pelo artista popular Leonardo Soares, depois o grupo prata da casa GRUPO DOS ATORES INDEPENDENTES DE OLINDA - GAIO formado pelos artistas Paula Alves, Ronaldo Quirino, Emerson Diniz, Alessandro Silva e Ivo Rodrigues, apresentando brilhantemente, no seguimento apresentação do PALHAÇO MUDO criado por outro artista de valor incalculável Lucas José, e tivemos a apresentação da BANDATO que encerrou à noite com sua CANTORIA, movimento, música e percussão, vejam imaginem que beleza foi aquele momento cultural da ATO, e isso só podemos nos alimentar e renovar as energias nós como artistas que somos graças ao TEATRO, O TEATRO DA VIDA.


sábado, 19 de setembro de 2015

GAIO - GRUPO DE ATORES INDEPENDENTES DE OLINDA

O Gaio surgiu numa fase efervecente do movimento de teatral de Olinda, era no ano de 1995 com o propósito de encenar personagens da FARSA DA BOA PREGUIÇA, texto de autoria do professor Ariano Suassuna, onde então consegue se inscrever na Mostra de Teatro de Olinda, realizada pelo Grupo de Teatro Abibiman com o apoio da Associação de Teatro de Olinda - ATO, apresentando-se no Teatro Popular do Bonsucesso. Com o passar dos anos desenvolvemos e intensificamos o trabalho de pesquisa teatral em comunidades olindenses. Nos últimos anos participou do programa E TOME TEATRO, na Comunidade do Alto da Mina (maio 2010) numa realização do Grupo de Teatro Amanhã Eu Digo o Nome, porque sabemos que é importante estes movimentos nas comunidades, proporcionando assim a renovação e o surgimento de novos atores e atrizes.
Participando de Caminhada Cultural em comemoração ao DIA MUNDIAL DO TEATRO E DO CIRCO, nas ruas de Olinda, dia 26 de março de 2010. Participação em programas culturais como ENCONTRO POÉTICOS na Biblioteca Municipal de Olinda (2010), FLIPORTO em Olinda Feira Internacional do Livro sem sombra de dúvida um diferencial da FESTA LITERÁRIA. Enfim chegando em 2015 com uma contribuição muito significativa para o movimento teatral de Olinda. Na sua bagagem traz vários espetáculos tais como A FEIRA de autoria do próprio Grupo, "DE ARTISTA E LOUCO TODO MUNDO TEM UM POUCO" de autoria da educadora e atriz ROSÁRIO MENDONÇA com este espetáculo participando vários momentos A PRÉVIA - ESPIRITOS E CORPOS SONOROS NA FESTA DA CARNE, no Alto José do Pinho, Recife. Congresso de Enfermagem/FACULDADE DE ENFERMAGEM DE PERNAMBUCO, I FESTIVAL DE TEATRO DE RUA DE CARUARU/PE, atualmente vem investindo na montagem PERSONAGENS DA FARSA DA BOA PREGUIÇA. que está circulando por diversos bairros de Olinda. Conta com a participação de Emerson Diniz, Ronaldo Quirino, Paula Alves, Alessandro Silva, Ivo Rodrigues e Marcelo Ricardo.

























































quarta-feira, 29 de julho de 2015

ARTEIROS DE OLINDA SE APESENTA NO XI FESTMAR 2015

É com grande satisfação comunicamos que o ARTEIROS DE OLINDA da Associação de Teatro de Olinda e do Movimento de Teatro Popular de Pernambuco - MTP/PE segue com a apresentação do XI FESTMAR 2015 - FESTIVAL INTERNACIONAL DE TEATRO DE RUA DE ARACATI, que acontece na cidade de ARACATI no Ceará, no período de 12 a 15 de agosto de 2015. Como sempre o ARTEIROS com grande expectativa em participar de tal jornada cultural. Abaixo divulgamos toda a programação do FESTIVAL.


RELAÇÃO GRUPOS/CIA’s SELECIONADAS AO XI FESTMAR – 2015  
A COORDENAÇÃO DO XI FESTMAR – FESTIVAL INTERNACIONAL DE TEATRO DE RUA DO ARACATI, VEM ATRAVÉS DESTE, DIVULGAR A RELAÇÃO DOS GRUPOS/CIA’s TEATRAIS QUE FARÃO PARTE DA PROGRAMAÇÃO DO XI FESTMAR, QUE ACONTECERÁ EM ARACATI-CE NO PERÍODO DE 12 A 15 DE AGOSTO DE 2015.  
CIRCO MANO A MANO – ROSÁRIO – SANTA FÉ - ARGETINA – AR ESPETÁCULO: MIAS LOCO DO QUE NUNCA, MAIS LOUCO DO QUE NUNCA!           
É a história de Quatro amigos de circo que se reúnem depois de muitos anos para o show de suas vidas. Mas nem tudo é como você imagina... Haverá dificuldades e situações que vão surpreendentes toda gente.  
TALLARIN COM BANANA – SANTIAGO – CHILE ESPETÁCULO: DESPROVISTO              
Dois palhaços que vão ao encontro dos achados. As situações de jogo e clownescas acrobáticos ocorrer e crescer ao ritmo de uma fase infinito. Poesia urbana e movimento. Cumplicidade e habilidades de construção espontâneas para criar um mundo comum com o público, fez a passagem de pura emoção, provocação e alguma improvisação. Noodle Banana e fazer, desfazer e compartilhar sua pequena loucura que não perde sua sanidade. Será um enquanto apenas uma pequena tempo neste mundo gigante de fantasmas caminhantes ...   
CIA DE ARTES DE RUA VANA VA NDLELENE  – MOÇAMBIQUE – ÁFRICA ESPETACULO : PERFORMANCE DE ARTES DE RUA  
Uma performance de artes de Rua, onde a dança e as artes circenses e de rua se juntam para contar a historia antiga e atual do belo Moçambique através da dança e a projeção de imagens, onde leva o público a viajar um pouco a África, mas precisamente  Moçambique e viajar por uns minutos na nossa historia. Esta é a perfomance sensacional criada pela Vana va ndlelene, como uma saida para o mundo da sua internacionalização com um grande poder expressivo sem barreiras linguisticas e para todas faixas etária.  PATO MOJADO – ROSÁRIO – ARGENTINA – AR ESPETÁCULO: LA ROCKOLA D PATO MOJADO           
Pato Wet Rockola é uma máquina música mágica e humor acontecendo com os aplausos do público. Dois palhaços sem trabalho querem entrar em uma grande Academy of Art, vai enfrentar o teste do diretor exigente e seu assistente, dois músicos importantes. Assim, uma ligação crescente entre esses personagens de mundos diferentes, envolvidos em uma série hilariante de rotinas clássicas e próprios contadas em linguagem clown. Um show de família com a magia de situações de teatro, circo e música de revisão de hoje e nossa cultura. Ele convida o público para transformar La Rockola Pato molhado e montar um show diferente          
GRUPO TEATRAL ASLUCIANAS – RIO DE JANEIRO – RJ  ESPETÁCULO: SORRIO MARAVILHA      
         
“MULHERES...” é uma comédia que trata sobre o feminino e os diversos papéis desempenhados por mulheres no mundo. Conta à história das mulheres, sua cultura, sua evolução nas diversas sociedades, suas personalidades, seus mistérios.    
CIA DE TEATRO ARTISERVIR –MACEIÓ – AL ESPETÁCULO: A B0CA QUE MUITO FALA              
Na montagem “A boca que muito fala”, os ensinamentos bíblicos ganham tons cômicos, onde a fofoca e as maledicências tem o poder de atrair o mal e suas consequências, e onde as lições ganham vida em cena, através do dedicado trabalho dos jovens atores que se dedicam levar a palavra de Deus através da arte.      
CIA DE TEATRO THEARTISTAS – MONTANHA – ES ESPETÁCULO: AMOR DESPEDAÇADO – BASEADO NA OBRA DOM CASMURRO            
Amor Despedaçado tem como pano de fundo a obra “Dom Casmurro” do célebre Machado de Assis, que narra a história de Bentinho e Capitu. Os nossos protagonistas que, conhecem o amor a partir de suas brincadeiras de infância, descobrem que não poderão viver este sentimento devido a uma promessa feita pela mãe do Bentinho, mas juntos, decidem lutar com todas as suas forças para que o amor supere todas as barreiras. A história é fascinante e leva o público ao delírio a cada cena, pois as revelações são surpreendentes.  
CIA EXPRESSÃO DE ARENA – GAMA – DF ESPETÁCULO: CUIDADO COM A DONA PICADELA             
Cuidado Com Dona Picadela é uma comédia de rua, hilariante e irreverente às doenças sexualmente transmissível, que tem como protagonista a mulher. É uma moça chamada Distraída da Silva, ingênua, tímida, frágil e inexperiente. E que ela está à espera de um homem para se casar e com sonhos em ter filhos. Distraída conhece Picadela Depois Serás Tu (D.S.T), que não sabendo ela, na sua ingenuidade, passa a se apaixonar por ele. Ele que por sua vez a corteja prometendo casamento e filhos, mas que, na verdade ela é apenas mais uma vítima a ser contaminada.  
GRUPO TEATRAL “É ISSO, É?!”. JOAÍMA - MG ESPETÁCULO: O PREGUIÇOSO QUE ENGANOU A MORTE E CASOU COM A JUMENTA           
O PREGUIÇOSO QUE ENGANOU A MORTE E CASOU COM A JUMENTA é um espetáculo cômico baseado em cordéis nordestinos e pesquisa popular regional, utiliza uma linguagem de recortes de informações atuais que são inferidas no texto lembrando assim o extinto teatro de revista. Conta a história de Joaquim Simão (André Braz) um roceiro que começa a sua estória se apaixonando por uma bela moça de nome Espedita (Ellen Andrade) e começam a namorar e casam-se algum tempo depois, mas surge a traição da esposa com um vendedor (Carlos Pereira). Joaquim Simão (André Braz) então começa a namorar com sua prima Margarida (Joyce Lisboa) uma rapariga da cidade, mas a vida que Margarida (Joyce Lisboa) levava não sai de seu sangue e logo trai o marido com o melhor amigo o Cirineu (Pessoa do público); Então o coitado do “corno” decide não se envolver com ninguém, mas se apaixona por um Veado (Carlos Pereira), que também o trai com um caminhoneiro (Pessoa do público). Após  CIA DE ARTES VIRAVOLTA – CUITÉ – PB ESPETÁCULO: EM NOME DO AMOR        
Em 1956 Ariano Suassuna escreve após a comédia “O Auto da Compadecida”, seu primeiro romance “A história do Amor de Fernando e Isaura” versão brasileira do conto trágico europeu “Tristão e Isolda”. No espetáculo da Cia. De Artes Viravolta, escrito e dirigido por Jéfferson Radan, os atores Davi Kennedy, Denys Mitchel e Thalyta Albuquerque vivem a “Grand Companhia de La Triúpe” trigêmeos mambembes de terras incalculavelmente distantes que vivem a contar diferentes causos por suas infinitas andanças.  
GRUPO DE TEATRO ARTEIROS DE OLINDA - OLINDA – PE HERANÇA DE HERANÇA DE NÓS TODOS            
O espetáculo A HERANÇA DE NÓS TODOS nos conduz a repensar, através de cenas que relata relações humanas, a maneira de viver de pessoas. No quadro inicial temos BRONCA MÃO DE VACA PORTONHA e seu marido SINGELO, mostra de forma cômica situação nada comum, a mulher que manda e desmanda no marido, com grande dose de humilhação, a qual não para por aí.
Atraído pela vaga de emprego oferecida por BRONCA o Senhor TOSCO BURRINADO QUE NADA PENSA DE OLIVEIRA JÚNIOR vai a casa desses dois grandes preconceituosos, que brincam com a sua situação, um afro descendente de idade avançada, que a todo custo tenta arranjar um emprego, mas com BRONCA não tem meio termo, na sua loja não trabalha velho nem afro descendente.  
  GRUPO TEATRAL BOCA DE CENA – ARACAJU – SE ESPETÁCULO: ENGODOS E CHUMBREGO            
No dicionário Aurélio “Engodo” é definido como: Coisa com que seduz alguém. E no conhecimento empírico dentre muitas definições, Chumbrego é definido como: traquinagem. Retirado das paginas de cordel, o espetáculo “Engodos e Chumbregos” faz uma homenagem aos 38 anos de carreira, do Grupo IMBUAÇA, que vem ocupando a rua para mostrar a cultura popular com responsabilidade através da traquinagem de atuar seduzindo os mais diversos públicos com arte na rua. Entendemos que a caminhada não tem sido fácil, pois, fazer teatro neste país ainda é algo distante das necessidades humanas. Mas, a caravana segue seu caminho, atropelando os indiferentes e construindo a sua história. E, é com um olhar poético que se debruça esta jovenadulta trupe BOCA DE CENA para contar um pouco da “vida” e da “vida nos palcos” deste grupo sergipano. Tendo como base a história em cordel, dando ação à palavra rimada mesclando as cantigas populares dos anos 50.  
MARACATU NAÇÃO TREMEMBÉ – ARACATIAÇU – SOBRAL – CE  ESPETÁCULO: DANÇA             
Fundado no ano de 2001, por um grupo de moradores do distrito de Aracatiaçu, município de Sobral, o Maracatu Nação Tremembé, é um grupo que trabalha a cultura afro brasileira e afro descendente. Maracatu é uma dança que retrata a história do povo negro. Negros, pretos-velhos, índios, escravos, escravas e uma bonequinha chamada calunga desfilam em cortejo, por último vem a corte e nos papéis de maior destaque o rei e a rainha negra, desfilando alegria e simbologia ao som de tambores, formando um batuque que envolve aos ouvintes e que muitas vezes sua pulsação se confunde junto a pulsação do coração. Um dos maracatus de destaque do interior do Ceará, o Nação Tremembé é composto por jovens e adolescentes que tem como objetivos sociais preservar males como: prostituição, drogas e marginalidade.  
GRUPO UEBA PRODUTOS NOTÁVEIS – CAXIAS DO SUL – RS ESPETÁCULO: ZÃO E ZORAIDA            
Criada a partir do jogo cômico, Zão e Zoraida conta desta dupla que faz a diversão do público se metendo em trapalhadas e confusões para encontrar a Felicidade Eterna. A história começa com o encontro dos dois palhaços que juntos partem para a busca da felicidade eterna. Seguindo o mapa, eles entram na floresta, passam por diversas situações cômicas, são pegos pelo guarda e vão parar na prisão. Eles aprendem a lição e partem em busca do tesouro, até que uma descoberta muda essa história... Os personagens interagem com o público e fazem com que todos participem na busca pela Felicidade Eterna.   
CIRCO DO ASFALTO – SANTO ANDRÉ - SP ESPETÁCULO: SHOW DA PERCHA   
Velhos números circenses começam a voltar à praça. É o caso da percha, um mastro sustentado por uma pessoa enquanto a outra sobe até seu topo e ali apresenta sua destreza. A Cia. Circo do Asfalto recupera essa técnica e, com muito humor, dá nova vida ao circo. Para realizá-la, os artistas Douglas Marinho e Fran Marinho criaram os divertidos personagens Palhaça Francisquinha e Malabarista Diou. E executam números de acrobacia, contorção, malabarismo e, claro, dominam a arte da percha como poucos. Os dois se inspiraram em artistas como Gaetan Ribolá, do Circo Nerino, Fernando Sampaio e Domingos Montaguer, do La Mínima. Desde 2007, a dupla vem realizando uma série de espetáculos de rua – o asfalto é o palco que eles escolheram para mostrar sua paixão pelo circo e suas histórias. A companhia viajou o país inteiro com a percha como personagem principal de suas apresentações.  
 CERVANTES DO BRASIL – ICAPUÍ – CE & BANDO LA TRUPE – NATAL – RN  ESPETÁCULO: TRECOS DE TRECOS ARTE PÚBLICA DE RUA            
“Trecos e Trecos” é uma ação de arte pública de rua, composta por um repertório de espetáculos artísticos (trecos), que são apresentados ao longo de um dia de ocupação de um espaço público (praças, ruas, feiras, parques e outros). Entre cada espetáculo apresentado acontece rodas de conversas e debates com temas levantados na hora entre os artistas e espectadores. Mostra de artistas que estejam no espaço, refeições coletivas, mostra de vídeo, exposição de artes visuais e outras ações que por ventura surjam de improviso. 
INSTITUTO TEATRAL VIVARTE – ARACATI – CE ESPETÁCULO: RUIM COM ELA PIOR SEM ELA          
É uma comédia que relata a história de uma empregada doméstica que conseguiu mudar o rumo da sua vida através de uma simples ideia. 
GRUPO TEATRAL CENAS – ARACATI – CE  ESPETÁCULO: A SOMBRA DO OUTRO            
Relata uma historia de uma família camponesa que tem uma filha muito atrapalhada pois adora namorar um camponês vendedor que passa na sua porta, e passa para o seu pai ser uma moça muito calma e pura, por isso engana o seu pai de toda forma.       
GRUPO DIAS DE TEATRO – ARACATI – CE ESPETÁCULO: ARTIMANHAS  
Experimentações dos alunos, tendo como objetivo de pesquisa o riso e o fazer rir do cearense. A molecagem e a irreverência de nossa gente estão representadas nas ardilosidades dos heróis do imaginário popular: Canção de Fogo e Pedro Malasartes. Personagens presentes em nossa literatura de cordel. Experimentações dos alunos, tendo como objetivo de pesquisa o riso e o fazer rir do cearense. A molecagem e a irreverência de nossa gente estão representadas nas ardilosidades dos heróis do imaginário popular: Canção de Fogo e Pedro Malasartes. Personagens presentes em nossa literatura de cordel. A farsa fora a linguagem teatral que buscamos para evidenciar outras vertentes do riso crítico e transformador. 
GRUPO TEATRAL GÊNESIS – ARACATI – CE ESPETÁCULO: FÉ DE MAIS, FÉ DE MENOS!           
o espetáculo fé de mais, fé de menos nos trás uma temática do drama vivido pelo homem do sertão. o sofrimento pela falta de água e a luta pela sobrevivência, o sertanejo luta até a morte, a morte que vai levando tudo, seus animais, sua plantação, seus lagos, rios, filhos e sua alegria, só restando a fé que apesar de tudo, ainda resiste a tudo deixando o homem de pé.    

PALHAÇO CONSULTINHA - FORTALEZA – CE                
  GRUPO QUIMERAS DE TEATRO – FORTALEZA – CE  ESPETÁCULO: O TEMPO E A LOUCA!  
Um louco começa a dialogar com o tempo. E a partir disso ambos desenvolvem um diálogo primoroso sobre a condição humana.  O Tempo e o Louco são na verdade, a realidade e a consciência que se irmanam em busca da coerência da existência. Assuntos como o amor, a solidariedade, o caminho que cada um das pessoas tomam para si estão inseridos como tema principal do espetáculo. O abandono e a causa animal passeiam pelo espetáculo com uma problemática social que deve ser vista sob a ótica  do respeito a Vida e o meio em que estamos. Embora a loucura seja uma recorrente, o espetáculo é muito sóbrio na vertente humana de nossos sonhos e fraquezas. O espetáculo é recheado de metáforas e o ser humano é comparado a uma laranja ou mesmo a um limão e que isto se soluciona de acordo com aquilo que a espécie humana quer ou busca para si. A problemática do tempo e o louco se resumem em si e no outro. O tempo que representa a consciência tenta a todo instante trazer o louco para a realidade se si mesmo. O embate entre ambos é interno e cada um tem seus motivos.  

GRUPO TRIOLÉ CULTURAL – LONDRINA – PR ESPETÁCULO: O MELHOR SHOW DO MUNDO...! NA MINHA OPINIÃO.  
O palhaço... na nossa opinião  O Palhaço comumente traz uma estrutura dramatúrgica de “apresentação de números”, muito por conta da herança do palhaço de picadeiro, que parodiava as outras atrações do circo. No espetáculo “O MELHOR SHOW DO MUNDO...na minha opinião” não se foge disso, mas o palhaço pipoqueiro não quer se apresentar, ele apenas entretém possíveis clientes de sua pipoca.  Seu objetivo maior ao estar na pele do artista é de que o tempo passe, os sacos de pipoca esvaziem e a venda possa recomeçar. Como artista, ele é um completo desastre, e é nessa derrota que o público encontra a gargalhada, percebe o objetivo do palhaço e seu imediato fiasco.   
CIA DE THEATRO ELEMENTOS – SALVADOR – BA ESPETÁCULO: SARAU ERRANTE    
Dois amigos se reencontram e trocam histórias e peripécias de suas andanças no sertão e na cidade grande, enquanto aparece um palhaço bêbado para dar o ritmo a uma história que nem ele sabe contar. Através da figura dos claws e dos nordestinos, mais um palhaço augusto, uma junção que não poderia ser diferente de uma comédia engraçadíssima. Onde os personagens relembram, brigam, declamam poemas e contam causos e riem de si mesmo pelas situações que viveram e personagens reais e fictícios que conheceram ou criaram para ludibriar um ao outro    
GRUPOS RESERVAS: 
1. GRUPO TEATRAL REVOLUCENA – ANGRA DOS REIS – RJ  2. SÃO PAULO: CIA PÉ DE CHINELO E CIA CIRKO VOLANTE 3. CIA CIRANDUÍS – JANDUÍS – COLETIVO FULÔ – TIBAU DO SUL E GRUPO ARRUAÇA - RN 4. GRUPO TEATRAL ARIANO SUASSUNA – IGARASSU - PE  5. GRUPO TERUÁ – FORTALEZA – CE  GRUPO CIRCO DO SOLÃO – GOIÂNIA - GO 6. GRUPO TEATRAL MANJERICÃO – PORTO ALEGRE RS  7. ROSÁRIO - ARGENTINA 8. TEATRO&CIDADE – NÚCLEO DE PESQUISA CÊNICA – BELO HORIZONTE - MG  

AÇÃO DOS GRUPOS EM OLINDA

AÇÃO DOS GRUPOS EM OLINDA
Arteiro continua realizando o programa cultural "TEATRO NA SUA RUA" de iniciativa do próprio grupo, que leva o teatro às comunidades de Olinda, como forma de dinamizar e dar visibilidade ao movimento teatral na cidade.