domingo, 29 de novembro de 2015

9 ATOAMBULANTE EM DEZEMBRO 2015

A Associação de Teatro de Olinda - ATO que aproximadamente 30 anos vem trabalhando em benefício do movimento teatral na cidade de Olinda, como sempre com grandes dificuldades, mas não procuramos a acomodação como muitos, ficam esperando um bom tempo para fazer a coisa acontecer, não, estamos sempre acreditando que as ações teatrais podem acontecer unindo o espirito de solidariedade, de respeito, fidelidade a um segmento cultural que apenas vê e faz acontecer a diferença aliado ao bom senso e o desejo dos artistas a contribuir e referendar o MOVIMENTO TEATRAL DA CIDADE. Por que em aqui alí, em outros lugares acontece sempre algo à base da cooperação dos grupos culturais? Aqui em Olinda, Pernambuco, Brasil não poderia ser diferente porque a ASSOCIAÇÃO DE TEATRO DE OLINDA é um instrumento cultural, vamos dizer assim, que provoca e estimula os artistas e grupos não se acomodar, estáticos, indiferentes a situação, diante dos novos tempos. E não se deixar engolir pelas as armadilhas do sistema dominante, por isso a ASSOCIAÇÃO DE TEATRO DE OLINDA, no próximo mês está realizando o 9 ATOAMBULANTE, que homenageia duas pessoas carismática e importante para o movimento cultural da cidade CARLOS MARQUES que além de ser ator, produtor, diretor, jornalista foi o primeiro Presidente da ATO (1986) a coordenar e direcionar os trabalhos da Associação de Teatro de Olinda ao longo da trajetória do movimento teatral na cidade e continua ainda atuante no movimento cultural em Olinda e Bezerros, cidade que adotou para ampliar o raio de ALDENITA PEREIRA professora que iniciou um trabalho de formação cultural na escola que trabalhou durante muitos anos em Olinda, ultrapassando os muros da escola é fundadora do GRUPO TEATRAL AMANHÃ EU DIGO O NOME que vem  até hoje atuando na mobilização, articulação do ALTO DA MINA local de origem do grupo, desenvolvendo programas culturais como apresentações teatrais, bingos culturais, porque sabe-se que as dificuldades são grandes para se manter um trabalho desse cunho artístico, fazendo a diferença naquele bairro de Olinda, contrapondo uma série de problemas de ordem social. É uma mulher muito especial e bastante querida pela forma de como continua conduzindo os programas culturais daquele bairro, incentivando, estimulando e apoiando todas as iniciativas que vem mudar ou enriquecer a cena cultural do ALTO DA MINA, JATOBA, OLINDA/PE.
atuação, aqui em Olinda tem realizado junto com grupo de passistas do frevo VALFREVO nos últimos anos CONCURSO DE PASSISTAS DE OLINDA, em Bezerros pioneiro em fundar um grupo cultural para divulgar a cultura local daquele municipio pernambucano, chamado CIA. DE DANÇA PAPANGUARTE inspirados nos personagens culturais  dos PAPANGUS DE BEZERROS.
Portante bastante justa a homenagem que a Associação de Teatro de Olinda - ATO presta nesse 9 ATOAMBULANTE, que realiza no período de 10 a 13 de dezembro várias apresentações teatrais, em diversas comunidades de Olinda ( Bonsucesso, Amaro Branco, Santa Tereza, Ilha do Maruim, Alto da Mina, Comunidade da PE-15, Sitio Novo), conforme programação completa ao lado confira. Nos enquanto Associação de Teatro de Olinda - ATO nos sentimos gratificados e bastante satisfeito pelo fato cultural que acontece porque estamos escrevendo mais um capitulo desta história em Olinda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AÇÃO DOS GRUPOS EM OLINDA

AÇÃO DOS GRUPOS EM OLINDA
Arteiro continua realizando o programa cultural "TEATRO NA SUA RUA" de iniciativa do próprio grupo, que leva o teatro às comunidades de Olinda, como forma de dinamizar e dar visibilidade ao movimento teatral na cidade.