quarta-feira, 9 de novembro de 2016

ATOAMBULANTE 2016

A Associação de Teatro de Olinda - ATO entidade que por mais de duas décadas vem desenvolvendo um trabalho cidade de Olinda, à base de resistência cultural, que através dos grupos teatrais, vez ou outra com o envolvimento dos grupos de dança do município realiza o ATOAMBULANTE, programa cultural que conta com a participação dos grupos locais tais como ARTEIROS, GRUPO DE ATORES INDEPENDENTES DE OLINDA - GAIO, IFÁ-RHADHA DE ART NEGRA, GRUPO DE TEATRO AMANHÃ EU DIGO O NOME, CIA ACAUÃ DE DANÇAS e cidade vizinha como POESIS GRUPO CULTURAL DO ALTO JOSÉ DO PINHO, GRUPO DÃO além de abrir oportunidades para a apresentação de números musicais que nos últimos anos vem incentivando e apoiando o trabalho de MARY FRANCE, LÚCI DA POESIA, PALHAÇO NESCAU, LEDA SANTOS, novamente iremos implementar esta maratona cultural em diversas comunidades de OLINDA. Sendo este ano contempladas as comunidades Aguas Compridas, Alto da Bondade, Cidade Tabajara, Jardim Atlantico Ilha de Santana, iremos fazer uma intervenção na cidade do PAULISTA na Comunidade de Athur Lundgren II em parceria com o CENTRO SOCIAL DAS MULHERES DE ARTHUR LUNDGREN II, entre outras localidades portanto a ATO sempre desenvolvendo ações concretas e bem próximas da população em geral.

terça-feira, 3 de maio de 2016



ATORELÃMPANGO MAIO DE 2016

No próximo sábado a Associação de Teatro de Olinda - ATO realiza o ATORELÂMPAGO MAIO DE 2016, levando para a comunidade da Ilha de Santana - Jardim Atlântico, a partir das 18hs. teatro, musica dando continuidade as ações culturais do ano, a ação conta com a participação dos grupos culturais IFÁ-RHADHA DE ART NEGRA, MARY FRANCE, PALHAÇO NESCAU E O GAIO - GRUPO DOS ATORES INDEPENDENTES DE OLINDA. Fazendo a diferença na tarde daquela comunidade.

sábado, 30 de abril de 2016

 SEMINÁRIO DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO
ATO – ASSOCIAÇÃO DE TEATRO DE OLINDA.

Realizado nos dias 27 e 28 de Fevereiro de 2016 no Espaço Cultural YLÊ LUZIARA à rua 25 de Setembro Mata do Ronca Paulista PE. 
Abertura: Ivo Rodrigues.
Facilitador: Genivaldo Bazílio.
Inicio as 10.00h do dia 27 de fevereiro de 2016
Encerramento 14.30h do dia 28 de fevereiro de 2016.
Grupos Participantes:
Grupo de Teatro União – GTU.
Grupo Arteiros de Teatro Popular.
Grupo POESIS.
Grupo de Teatro Atual – GTA (Anfitrião)
Ifarada de Arte Negra.
Grupo de Teatro Drão.
Grupo de Teatro Amanha Eu digo o Nome.
Grupo de Teatro Meu Sonho é Teu.
Grupo de Atores Independentes de Olinda – GAIO.
Cantora e compositora Mary France.
Coco da Imbiriba.
Numero de participantes: (32)
Masculino - 19 participantes.
Femininas – 13 Participantes.
Objetivos: 
Realizar avaliação e planejamento estratégico para o ano de 2016. 
Reconhecer nossas potencialidades e fraquezas.
Reconhecer oportunidades e ameaças do ambiente externo que nos relacionamos.
Planejar as ações para o ano em curso, adequando-as a nossa realidade como também buscando transforma-la.
Metodologia:
Sábado dia 27 de Fevereiro de 2016.
Divisão em subgrupos para estimular a participação e facilitar os debates.
Analisar o ambiente interno buscando encontrar nos subgrupos pontos fracos e fortes da Ato em sua maneira de atuar e se organizar.
Apresentar e debater no grande grupo os pontos encontrados a fim de socializar os pontos de vistas e afirmar o compromisso de combater nossas fraquezas e reforçar nossos potenciais.
Realização de dinâmicas teatrais e animação musical nos intervalos e voltas das atividades buscando promover o bem estar e a identificação do ambiente com os participantes.
Realização de Mostra Teatral na comunidade sede do seminário buscando resgatar tradição do Movimento de teatro popular e de rua.
Domingo dia 28 de fevereiro de 2016.
Analisar em subgrupos o ambiente externo  encontrar ameaças e oportunidades que se apresentam em relação a atuação e organização da ATO.
Apresentar e debater no grande grupo os pontos encontrados a fim de socializar os pontos de vistas e afirmar o compromisso de evitar as ameaças e aproveitar as oportunidades.
Obs. Por solicitação dos presentes foi dedicado um tempo para o debate sobre a parceria entre a ATO  e o MTP. 
Realização de dinâmicas teatrais e animação musical nos intervalos e voltas das atividades buscando promover o bem estar e a identificação do ambiente com os participantes.
Conclusões: 
Sábado dia 27 de Fevereiro de 2016. (1º dia)
Pontos Fracos:
Falta de pontualidade em ações e compromissos.
Relações interpessoais confusas e fragilizadas. 
Relações politicas fracas e ou inexistentes internas e externamente.
Carência de conhecimento e formação politica. 
Pouca disponibilidade, compromisso e respeito  dos integrantes.
Situação econômica de grupos integrantes e da ATO.
Estrutura insuficiente para realização das ações e atividades.
Divergências entre discursos e praticas.
Atividades planejadas e mal realizadas.
Pouca inserção nas comunidades dos grupos integrantes e da ATO.
Obs. “¨Este quadro nos indica claramente em que direção precisamos atuar, forte e urgentemente para eliminar nossas fragilidades e nos colocar em uma postura de maior segurança e consolidação dos nossos objetivos”.
Pontos Fortes:
Vontade e crença de  realização.
Estrutura disponível apesar de insuficiente.
Parcerias apesar de poucas e pontuais.
Não depender indispensavelmente de recursos financeiros para realizar nossas ações e atividade fixas.
Dominar a compreensão e os conhecimentos básicos do que fazemos.
O poder de mobilização, reflexão e emoção de nossa arte.
Obs. “Aqui reconhecemos os valores e conquistas que devemos cultivar para tornar mais forte nossas ações no sentido de alcançar métas e objetivos”.
Ameaças:
Cooptação de militantes por parte do setor publico e da indústria cultural levando-os a atuar contra os interesses do teatro de rua e a cultura popular.
As leis e regulamentações que vem limitando a utilização de espaços públicos para a pratica do teatro e das manifestações da cultura popular. 
Pouca disponibilidade de recursos públicos e privados para o teatro popular e de rua.
Falta de politicas publicas nas esferas municipais, estaduais e federal voltadas para os e as artistas de rua. 
Privatização dos espaços públicos.
Critérios burocráticos que inviabilizam o acesso e participação dos artistas e grupos de teatro nos poucos projetos, editais e patrocínios do setor público e privado.  

Oportunidades:
A possibilidade de consolidação e ampliação de parcerias.
A publicação de alguns editais apesar de insuficientes, como também leis de incentivo a cultura a exemplo do FUNCULTURA.
As iniciativas e articulações que promovem o intercambio.
A existência e criação de espaços de socialização e construção de conhecimentos.
19.00h.-A Mostra teatral foi realizada em frente a Capela da Mata do Ronca e teve a participação dos Grupos de teatro: Arteiros, GTU e GTA.
Domingo dia 28 de Fevereiro de 2016. (2º dia)
Planejamento das ações e atividades 2016.
Criar comissão para formulação encaminhamento de Projetos e capitação de recursos que atuara em caráter comissionado sendo a participação financeira da comissão e de seus membros acordado com base em um percentual que será definido. 
Realizar bimensalmente  o ATORELAMPAGO com atividades de formação politica e artística (Oficinas) internas além dos espetáculos teatrais nas comunidades  a seguir: Aguas Compridas, Cidade Tabajara, Alto da Bondade, Cabo Gato e Passarinho.
Realizar projeto com vivencias e oficinas de iniciação e sensibilização para o publico nas comunidades com culminância pública socializando a produção e realizando apresentação de espetáculo. (Financiável)
Criação de um grupo de trabalho com a finalidade de organização da documentação pra sistematizar a memoria e subsidiar a comunicação.
Criação de uma comissão de comunicação para enter outras linguagens implementar a atuação virtual e a criação de um informativo periódico  (Jornal).
Obs. O jornal esta entre os projetos que precisam de financiamento. (Financiável)
Atuar em parceria nas celebrações de aniversários dos Grupos e Artistas integrantes da ATO promovendo para tal apresentações teatrais e oficinas em suas comunidades sedes.
Debate sobre a parceria ATO/MTP:
Conclusão:
Os membros presentes entenderam que esta parceria é de fundamental importância porem o momento vivenciado é de um clima confuso e de tenção em função da influencia de conflitos e embates pessoais cujos interesses tem fragilizado os interesses institucionais, sendo assim se dissídio por manter as relações formais sem no momento acordar qualquer ação em conjunto.
Enquanto ao 27 de Março a Ato realizara sua ação no domingo(27/03/2016) em Olinda, buscando não coincidir com a data escolhida pelo MTP e para tal se fazer representar como também convidar representação do citado Movimento. 

Duas dinâmicas de consciência corporal) e um momento musical encerrou o Seminário do qual foi por mim Genivaldo Bazilio(facilitador) redigido este relatório final.

Olinda 04 de Março de 2016.
Atenciosamente
GENIVALDO BAZILIO
987153992.
Teatro.gta@gmail.com

terça-feira, 19 de janeiro de 2016

I FESTIVAL DE TEATRO DE RUA DE RIO DOCE DO RURAL AO MANGUEZAL


Em janeiro de 2016 a comunidade de Rio Doce em Olinda- PE será Palco do Promeiro Festival de Teatro comunitário realizado Pelo Ator, Músico e  intérprete Flávio Henrique e tem o Apoio da Associação de Teatro de Olinda -ATO.
O festival acontecerá no dia 22 e 29 de Janeiro de 2016 a partir das 18:00 horas onde terá exposição de Livros e Feira de Cordeis .
Programação dia 22 de Janeiro de 2016
RENATO DE RIO DOCE  - O JORNALISTA ROELA 
FLÁVIO HENRIQUE E SEUS TRUQUES
GRUPO DE ATORES INDEPENDENTES DE OLINDA- GAIO
LEO SOARES - A PEDAGOGA MALUCA
Local : Rua Vinte e Sete
Referência : Bacalhau de Dona Chica
Apresentações A partir das 18:horas

Mary France
O Primeiro Fetival de Teatro de rua de Rio Doce vai contar com a presença da ilustre Cantora e Compositira Mary France que está com o seu Segundo CD quase finalizado previsto para ser lançado em Março deste ano titulado MARY FRANCE: Como o Poeta Falou onde a mesma faz uma homenagem ao Cantor Maúricio Reis sua fonte de inspiração.
Mary France Fez uma turne em Olinda e Recife com o seu Trabalho Chamo Por Você. Neste show do Dia 29 de Janeiro em Rio doce ela vai apresentar um trecho do seu novo trabalho. aguardem...
GAIO

O Grupo de Atores Independentes de Olinda - GAIO se fará presente nos dois dias do festival por que acha de suma importancia levar para esses espaços uma montagem que traz um foco na saúde mental e na  sobrevivencia de viver numa sociedade capitalista onde faz de tudo pra conseguir seus objetivos. O espetaculo de Artista e louco Todo Mundo tem Um pouco já foi visto por mais de 7 mil Pessoas.
Programação dia 29 de Janeiro de 2016


A Pedagoga Maluca
GRUPO DE ATORES INDEPENDENTES DE OLINDA- GAIO
MARY FRANCE
FLÁVIO HENRIQUE E SEUS TRUQUES
PALHAÇO NESCAU
Local: Rua 112 " MANGUE"
A partir das 18:00 horas
lembrando que nos espeções haverá exposições de livros e feira cordeis
Palhaço Nescau
Flávio Henrique
A associação de teatro de Olnda -ATO se orgulha em está apoiando está iniciativa fazendo assim o fortalecimento da rede de cultura em olinda e vendo outros horizontes no fazer cultural.



NOTA: A programação do I Festival de Teatro de Rio Doce do dia 29 de janeiro foi cancelada por conta das fortes chuvas e ventos no Estado. Em breve Divulgaremos Nova data!!! 

sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

MOMENTO E MOVIMENTO SUGERE BLOCATO 2016

Numa mobilização incansável da Associação de Teatro de Olinda - ATO e por iniciativa própria que pretende ser novamente um momento espontâneo e político cultural dos artistas e grupos culturais de Olinda, definimos mais uma vez colocar o BLOCATO na rua, sim porque achamos de suma importância a presença de uma ação condizente no período carnavalesco já que é uma festa que movimenta e agrega muitas pessoas com o espírito do divertimento e da brincadeira irreverente, mas também uma oportunidade para externar nossas necessidades enquanto artistas e grupos culturais que precisa serem mais valorizados.
O BLOCATO que saiu as ruas da Cidade Alta pela primeira vez nos anos de 1980, nos últimos anos vem se modificando de acordo com a realidade do movimento teatral, já que é um bloco carnavalesco criado pelos artistas da ATO no sentido de fazer presença também no ciclo carnavalesco, basicamente artistas de diversas áreas se motivam a levar para as ruas seus trabalhos artisticos, sejam nas áreas das artes plastica, da música, da dança, do teatro, da poesia, do movimento artístico,  enfim diversas áreas interligadas pela produção artística. 
A ATO inovando e levando para os bairros periféricos e reflete uma ação que vem sendo preocupação da ATO, reviver os antigos carnavais nos bairros. E também comunga com a ação maior atual da ASSOCIAÇÃO DE TEATRO DE OLINDA que vivencia ações teatrais nas comunidades periféricas, não mais que justo trazer o BLOCATO para celebrar mais um momento cultural com a comunidade.
Por isso já levamos o BLOCATO para o OURO PRETO, ALTO DA MINA e o ano passado tivemos no ALTO DA BONDADE, mesmo com as dificuldades tem sido experiências exitosas para todos que compõem a ATO pela possibilidade de diagnóstico preciso da aceitação da comunidade e ao mesmo tempo algo diferente.
Este ano vamos para o ALTO DA MINA, no dia 03 de Fevereiro de 2016, com concentração às 16hs, na Avenida Coronel João de Melo Morais n° 2077 em  Olinda- PE. O BLOCATO reunirá artistas dos grupos ARTEIROS, GAIO - GRUPO DOS ATORES INDEPENDENTES DE OLINDA, IFÁ-RHADHA DE ART NEGRA, GRUPO DE TEATRO DRÃO, ARTISTAS COMO PALHAÇO NESCAU, LUCI DA POESIA, MARY FRANCE entre outros, Colocando suas fantasias palhaços, pierrot, Colombina, Mateus, Catirina, Caboclo de lança, pastorinha, rei, rainha, anjo, santo, e outros personagens que se remetem ao UNIVERSO DA CULTURA POPULAR e claro não faltara os personagens que nos causas tantas inquietações como é o caso da figura do POLÍTICO centro das nossas vidas.





AÇÃO DOS GRUPOS EM OLINDA

AÇÃO DOS GRUPOS EM OLINDA
Arteiro continua realizando o programa cultural "TEATRO NA SUA RUA" de iniciativa do próprio grupo, que leva o teatro às comunidades de Olinda, como forma de dinamizar e dar visibilidade ao movimento teatral na cidade.